Relat Rio Geleia De Goiaba
Curso Técnico em Alimentos
Relatório de Prática em Laboratório
Petrolina/PE
02/07/2015
Aluna: Bárbara Emanuelle Alves Silva Soares
Geleia de Goiaba
Petrolina/PE
02/07/2015
1. OBJETIVO
Produzir através da conservação pela adição de açúcar geleia de goiaba, avaliando as principais etapas do processo.
2. INTRODUÇÃO
A Legislação Brasileira de Alimentos define as geleias de frutas como “produto obtido pela cocção de frutas inteiras ou em pedaços, polpas ou sucos de frutas, com açúcar e água, e concentrado até a consistência gelatinosa”. (BRASIL, 1998)
As geleias constituem-se uma importante alternativa para o processamento, e aproveitamento de consumo de frutas. A geleia de frutas é um bom exemplo de um produto obtido pela conservação pelo uso de açúcar aliado a tratamento complementar (aquecimento).
3. RESUMO
As frutas são selecionadas e lavadas. Se ricas em caldo as frutas são prensadas, se são carnosas são cortadas, despolpadas e, em seguida, cozidas em presença de água e ácido e filtrados para a separação do caldo claro sem sólidos em suspensão. Esse caldo após teste de pectina é adicionado de açúcar e concentrado por aquecimento.
Os elementos básicos para a elaboração de uma geleia são: fruta, pectina, ácido, açúcar e água. A qualidade de uma geleia irá depender da qualidade dos elementos utilizados e de sua combinação adequada, assim como da sua ordem de adição durante o processamento.
O produto deve ser concentrado até que o Brix atinja valor suficiente para que ocorra a geleificação durante o resfriamento.
4. MATERIAIS E MÉTODOS
(4.1) MATERIAIS:
Goiaba 1k
Açúcar 1k
Pectina 10g
Água
(4.2) EQUIPAMENTOS:
Panela
Facas Tábuas Vasilhas Balança semi-analiticas Refratômetro
(4.2) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Sanitizamos as goiabas em água clorada durante 15 minutos;
Em seguida, com ajuda da faca separamos as frutas que estavam fora do padrão de maturação ou deterioradas e trituramos as