Relatório cromatografia gasosa
Escola de Química e Alimentos
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos
Análise Físico-Química de Alimentos
Cromatografia a Gás
Rio Grande, Julho de 2010
1. Introdução
A Yarrowia lipolytica é um fungo hemiascomiceto, pertencente à família Dipodascaceae. É uma espécie das chamadas leveduras “não-convencionais”, cuja pesquisa científica e tecnológica está em plena ascensão. A Y. lipolytica é classificada como um fungo dimórfico, originalmente classificado como Candida lipolytica (BARTH e GAILLARDIN, 1997).
Em função disto, o desenvolvimento de processos biotecnológicos baseados na reprodução controlada de micro-organismos iniciou-se com as leveduras, por estas apresentarem elevada taxa de crescimento. As leveduras são importantes como matérias-primas para as indústrias de alimentos, farmacêutica e de cosméticos, sendo excelente fonte de nutrientes, principalmente proteínas, vitaminas e minerais essenciais (CABALLERO-CÓRDOBA e SGARBIERI, 2000). Algumas espécies de Y. lipolytica têm sido relatadas por acumular quantidades significantes de lipídios, quando submetidas a crescimento em meio com condições de nitrogênio limitas (PAPANIKOLAOU et al., 2002). Ainda segundo o autor, a Yarrowia lipolytica apresenta um elevado acúmulo de lipídios (aproximadamente cerca de 40% em base seca) quando cultivadas em resíduos de gorduras industriais.
Existem vários métodos para separação de substâncias como os ácidos graxos. A cromatografia gasosa consiste na separação de componentes voláteis, combinando – se princípios de partição, adsorção e volatilidade. Os princípios de separação são os mesmos dos outros tipos de cromatografia, mas o mecanismo pela qual esta ocorre é diferente (ARAÚJO, 1995).
Esta técnica separa gases e substâncias voláteis por migração diferencial em um sistema que compreende uma fase estacionária (sólida ou líquida) e uma fase móvel (gasosa) nesta fase geralmente