QUESTIONARIO 11
BÁRBARA VOSS DE AMIGO
JULIANA PANCERI FRANCO
PATRÍCIA GONÇALVES TEODORO
PRÁTICA Nº 11:CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA
VILA VELHA - ES
MAIO– 2015
BÁRBARA VOSS DE AMIGO
JULIANA PANCERI FRANCO
PATRÍCIA GONÇALVES TEODORO
PRÁTICA Nº 11: CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA
Relatório do Curso de Engenharia Química apresentado à Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química Orgânica Experimental I sob orientação da Professora Maria Alice Moreno Marques.
VILA VELHA - ES
MAIO-2015
1) O que é cromatografia? Defina e indique os tipos de métodos cromatográficos existentes, diferenciando-os.
A cromatografia é uma técnica de separação baseada na distribuição dos componentes de uma mistura entre um fluido (fase móvel ou eluente) e um adsorvente (fase estacionária). A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido depositado num sólido inerte, empacotado numa coluna ou espalhado por uma superfície formando uma camada fina (ENGEL, KRIZ, LAMPMAN&PAVIA,2013). Este método pode ser utilizado para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura.
Dentre os vários tipos de cromatografia, as principais são a cromatografia em camada delgada (CCD), a cromatografia líquida clássica e de alta eficiência (CLAE) e a cromatografia gasosa de alta resolução (CGAR).
Métodos cromatográficos:
Cromatografia em papel (CP): é uma técnica de partição líquido–líquido, estando um deles fixado a um suporte sólido. Baseia-se na diferença de solubilidade das substâncias em questão entre duas fases imiscíveis, sendo geralmente a água um dos líquidos. O solvente é saturado em água e a partição se dá devido à presença de água em celulose (papel de filtro). Este método, embora menos eficiente que a CCD, é muito útil