Cap. 11 e 12. respostas questionários, iniciação à filosofia
1.1. Explique o que é ignorância.
É não saber alguma coisa, a ignorância acontece quando o indivíduo possui crenças e opniões formadas e acredita que são eficazes e úteis de tal modo que não têm motivos pra duvidá-las.
1.2. Qual a diferença entre ignorância e incerteza?
A ignorância é algo que a pessoa tem mas não percebe, já na incerteza a pessoa admite e aceita que sua crença não é totalmente ‘correta’, na incerteza o individuo se descobre ignorante, quando ele descobre sua ignorância se torna inseguro e cheio de duvidas.
1.3. Por que a dúvida, a decepção e o espanto podem despertar o desejo de verdade?
Porque em cada uma dessas condições o homem se defronta com uma incógnita... Todos esses "sentimentos" deflagram uma pergunta, uma interrogação. E a verdade é o mais concreto e sólido que eles conseguem enxergar.
1.4. Explique como funciona a propaganda segundo o que leu no capitulo.
A propaganda fornece ao receptor uma visão feliz do mundo, visão essa que ele tinha quando criança, sendo assim na adolescência ele se decepciona pois de dá conta de que esse mundo ‘faz de conta’ não existe, então ele assiste essa propaganda e lembra do mundo ‘faz de conta’ perfeito que ele tinha quando criança e acredita na propaganda.
1.5. Quais os dois tipos de busca da verdade?
Um dos tipos surge na decepção, na incerteza e na insegurança, por si mesmo, exige que saímos de tal situação readquirindo certezas. O outro nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a realidade.
1.6. O que é duvida metódica de Descartes?
R: È a aceitação de um conhecimento, ideia, fato ou opinião somente se passado pela critica da duvida, os quais só são considerados validos e verdadeiros se resistirem ao processo da duvida.
1.7. O que é argumento do sonho de Descartes?
R: Descartes diz que não possuímos critérios para distinguir