O processo do serviço social
SERVIÇO SOCIAL
TÂNIA ROSA GOMES
O PROCESSO DO SERVIÇO SOCIAL
Porto Velho/RO
2013/2
TÂNIA ROSA GOMES
O PROCESSO DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a atividade interdisciplinar.
Profs. Rosane Malvezzi, Maria Ângela Santini, Paulo Sergio Aragão, Rodrigo Eduardo Zambon
Porto Velho/RO
2013/2
INTRODUÇAO
Abordaremos neste trabalho o histórico do Serviço Social, onde se destaca que o Serviço Social é uma profissão que intervém na inquietação da força do trabalho e no processo de representação sociopolítica dos indivíduos sociais. Onde o Assistente Social dispõe de um Código de Ética profissional e embora o Serviço Social seja regulamentado como uma profissão liberal, não tem essa tradição na sociedade brasileira. É um trabalhador especializado, que vende a sua capacidade de trabalho para algumas entidades empregadoras, predominantemente de caráter patronal, empresarial ou estatal, que demandam essa força de trabalho qualificada e a contratam, é um processo de compra e venda da força de trabalho especializado.
Surge no final do século XIX, na cidade de Nova York, Estados Unidos, nesta época não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou que definisse o que era a atuação da mesma. Sendo fruto da união da cidade com a indústria, tendo como cenário as inquietudes sociais que surgiram do capitalismo e, tornou-se uma profissão necessária e se legitima pela sua eficácia social e/ou política.
Sua atuação se faz desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam permitir segmentos da população menos favorecidos acesso aos serviços e benefícios disponíveis, principalmente aqueles ligados à saúde e seguro social, tendo sempre em mente o bem-estar coletivo e a integração do