Educação no Brasil
A Educação Básica Brasileira tem como principal finalidade oferecer uma educação de qualidade para todos os indivíduos brasileiros, assegurando seu desenvolvimento saudável e uma formação comum e indispensável, visando o seu futuro promissor para que possa progredir nos estudos e tenha uma carreira. A Educação Básica compreende os principais anos da educação formal: educação infantil, ensino fundamental e médio e é durante esse período escolar que o educando toma por conhecimento os conceitos para se tornar um cidadão com direitos e deveres adquirindo assim sua cidadania completa.
A LDB - 9394/96 (Lei de Diretrizes e Base) foi sancionada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso com a finalidade de garantir ao educando o direito universal à Educação Básica, afinal um país para se evoluir necessita de uma educação de qualidade, e para isso acontecer requer a ajuda e o apoio da sociedade ativamente para que se consiga seguir em frente com os objetivos e ideais, porém essa não é a realidade do Brasil atualmente, ainda encontramos muitos analfabetos que nunca tiveram acesso a escola. Pesquisas revelam que nos últimos oito anos houve uma melhora na educação, porém ainda não é o suficiente, a falta de recursos se mostra evidente nas classes sociais mais baixas, o que reflete de forma significativa na educação.
O foco da política educacional é o Ensino Fundamental, o tornado obrigatório e gratuito pelo estado, dessa forma prioriza a sua apropriação fazendo com que pelo menos essa etapa da educação seja completa e universal, mesmo sabendo da importância das três etapas apenas a segunda é vista como principal e indispensável, exigindo que o cidadão se submeta a um conhecimento apenas prévio, marcando sua vida escolar pela metade não desfrutando de tudo que se tem pra aprender e que por direito é seu.
Sabemos que a Educação é de extrema importância na vida de todo cidadão, sem ela não há precedentes que nos torne aptos a um