550483306 43452 Modelo Relat Rio F Sica Experimental II
434 palavras
2 páginas
As superficies equipotenciais e, a análise do campo elétrico.Autores: Karollyne Plácido, Isadora Rodrigues, Fernando Júnior, Amanda Mendanha, Vinícius Bueno.
Física Experimental II – Técnico em Química
Prof. Dr. Fernando Pereira de Sá
Resumo. Esta atividade tem o objetivo de conhecer o campo elétrico, como a sua identificação, descrição, potencial, linhas equipotenciais, comparação, reconhecimento e sua ultilização no dia a dia.
Palavras chave: campo, elétrico, linhas. Introdução
Superícies equipotenciais são superficies de um campo elétrico, onde todas as linhas de força são sempre perpendiculares a sua superfície. Se um conductor elétrico apresenta equilíbrio em sua superfície, esta superfície é equipotencial. Sua representação matemática se baseia da expressão do trabalho: τ = q (Vb - Va). Procedimento Experimental
01 ponteira para tomada de dados; 01 cuba projetável com escala; 02eletrodos planos; 01 eletrodo em anel 02 eletrodos cilíndricos; 01 escala projetável; 01conexão de fio com pinos banana; 02 conexões de fios VM com pino banana e garra jacaré; 02 conexões de fios PT com pino banana e garra jacaré; 01 chave liga-desliga; 01 retroprojetor; 01 copo descartável com sal; Coloque 250 msl de água no copo. Meça duas colheres de sal de cozinha, adicione à água e agite a solução por 30 segundos. Aguarde a dissolução do sal. Coloque a escala sobre o retroprojetor. Coloque a cuba sobre a escala. Derrame a soluçaõ de cloreto de sódio na cuba de forma cobrir os eletrodos retos.
Resultados e Discussão
Quando introduzido o anel condutor no campo elétrico produzido por placas paralelas, verificamos que há uma indução de cargas na superfície deste anel, e que no seu interior surgirá um campo de módulo igual ao campo produzido pelas placas, portanto igual a zero. Por isso observamos que o potencial no interior do anel deve ser constante. Embora no experimento o potencial dentro do anel não fosse constante, ele ficou muito próximo disso,