Cromatografia gasosa de alta resolução
Neste relatório, realizado no laboratório da Universidade Federal do Pará, será descrito um procedimento experimental de cromatografia Gasosa, uma das variações existentes de cromatografia. Neste método,
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Cromatografia
A Cromatografia trata-se de um método físico utilizado para separar, identificar e purificar os componentes de uma mistura de compostos químicos. No método, a amostra é distribuída em duas fases, uma fase estacionária e outra móvel que se movimenta por percolação através da fase estacionária de forma tal, que cada componente da mistura é separado/retido pela fase estacionária.
Esse processo ocorre, devido à adsorção dos componentes da mistura ao longo da fase estacionária. A separação é efetuada graças às diferenças dos coeficientes de distribuição dos diferentes componentes da mistura.
Existem inúmeros tipos de cromatografia disponíveis de acordo com os princípios físicos envolvidos na separação. São elas: cromatografia por adsorção, cromatografia de partição, cromatografia de troca iônica, cromatografia de exclusão, cromatografia em coluna e cromatografia em papel. Neste relatório, será dada ênfase apenas a esta última devido ao fato de ser objeto de nosso estudo.
CROMATOGRAFIA GASOSA
INTRODUÇÃO
A Cromatografia Gasosa (CG) é uma técnica para separação e análise de misturas de substâncias voláteis. (A amostra é vaporizada e introduzida em um fluxo de um gás adequado denominado de fase móvel (FM) ou gás de arraste). Este fluxo de gás com a amostra vaporizada passa por um tubo contendo a fase estacionária FE (coluna cromatográfica), onde ocorre a separação da mistura. A FE pode ser um sólido adsorvente