Relatório condensador plano
Índice
Índice 2
Introdução 3
Objectivos 3
Enquadramento teórico 4
Material 5
Procedimento 6
Registo de resultados / Tratamento de dados 7
Gráficos 8
Cálculos 9
Conclusões / Criticas 10
Bibliografia 11
Introdução Os condensadores têm inúmeras aplicações. Há condensadores de várias formas e tamanhos e são estas características geométricas que determinam a sua capacidade. Neste trabalho pretende-se verificar a dependência da capacidade do condensador plano com as suas características geométricas e com o meio dieléctrico entre as armaduras.
Para tal, realizou-se este trabalho laboratorial, constituído por duas fases: a primeira de trabalho pratico, realizada na aula, onde foram anotados todos os valores necessários; e a segunda fase a elaboração deste relatório, com vista a um confronto mais profundo entre os valores obtidos e as previsões teóricas.
Objectivos
Identificar um condensador como um componente de um circuito eléctrico capaz de armazenar e restituir energia eléctrica quando inserido num circuito; Relacionar a capacidade de um condensador plano com a distância entre as armaduras e o dieléctrico colocado entre estas.
Enquadramento teórico
Um condensador é um dispositivo que armazena energia, existindo vários tipos.
Na sua forma mais simples, um condensador é constituído por duas placas metálicas paralelas, de área A, chamadas armaduras, que se encontram a uma distancia d uma da outra e separadas por um dieléctrico (material isolador). Quando um condensador é carregado através de um gerador, as suas placas adquirem cargas de igual valor absoluto, + Q e – Q, sendo a carga total do condensador zero.
Se aumentarmos a diferença de potencial estabelecida pelo gerador, a carga armazenada nas armaduras também aumenta. Esse aumento é proporcional à diferença de potencial estabelecida, de tal modo que:
Q_1/U_1 = Q_2/U_2 =C onde C é a capacidade do condensador, cuja capacidade SI é o farad,