Relatorio Microscópio óptico
GILBERTO MANO
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
Microscópio Óptico e Microscopia
Londrina
2013
Gilberto mano
relatório aula prática
Microscópio Óptico e Microscopia
Trabalho apresentado ao Curso de Nutrição da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Ciências Moleculares e Celulares.
Prof. Regina Celia Poli-Frederico
Londrina
2013
CURSO DE NUTRIÇÃO
DOCENTES: REGINA CÉLIA POLI-FREDERICO/ juliana rubira
DICENTE: GILBERTO MANO
AULA PRÁTICA Nº 4
1. Introdução
Na aula prática estudamos sobre as funções do microscópio óptico e quais são as suas partes, identificamos suas propriedades e focalizamos em uma estrutura (película de cebola).
Junqueira e Carneiro (1997) afirmam que, o microscópio óptico compõe-se de uma parte mecânica que serve de suporte, e uma parte óptica, constituída por três sistemas de lentes: o condensador, a objetiva e a ocular.
As partes estudadas do microscópio óptico foram:
Base: suporte do microscópio, a peça que sustenta todas as outras.
Braço ou estativa: liga a base até a parte superior.
Mesa ou platina: onde passam os raios luminosos, onde o objeto que vai ser observado é colocado sobre uma lâmina de vidro e esta, sobre a platina, exatamente em cima do orifício.
Charriot: formado por uma presilha, dois botões giratórios e dois trilhos que têm função de movimentar a lâmina no plano horizontal, assim permitir a observação de toda sua área.
Canhão: parte mais superior do microscópio, contém um conjunto de espelhos que projetam a imagem em direção às oculares nele encaixadas. A distancia interpupilar, ou seja, a distancia entre as oculares, pode ser regulada por um mecanismo existente no canhão.
Revólver: situada em baixo do canhão na qual se inserem várias lentes objetivas. É dotado de um movimento de rotação que permite