Avaliação física
É a técnica mais difundida, utilizando bancos de 10, 20, 30, 40 e 50 cm de altura, colocados um próximo do outro para que sejam rapidamente trocados durante o teste.
O testado após um breve aquecimento começa a subida e descida no ergômetro, sempre trocando a perna que sobe, numa frequência que pode variar em 20, 30 ou 40 passadas por minuto. Ao final de 3 min o banco é trocado sem interrupção, aumentando a carga de trabalho.
Objetivo
O objetivo deste teste é determinar a aptidão aeróbica.
Procedimentos
O testado após um breve aquecimento começa a subida e descida no ergômetro, numa frequência de 30 passadas por minuto. Para isto ajusta-se o metrônomo para uma frequência de 120 batimentos por minuto. Ao final de cada 3 minutos o banco é trocado sem interrupção e é verificada a frequência cardíaca. Um dos critérios para encerrar o teste corresponde o avaliado atingir 85 a 90% da frequência cardíaca máxima.
Com o final da realização do teste, aplica-se a seguinte fórmula para o cálculo do VO2 max:
VO2 max (kg.min)-1= (h x n x 1,33 x 1,78) +10,5
Onde:
h = altura do banco. n = número de subidas por minuto.
1,33 = trabalho positivo (ascendente) e mais 1/3 para o negativo (descendente).
1,78 = ml de O2 necessário para 1 kg.m de trabalho.
10,5 = trabalho horizontal adicionado ao movimento vertical.
Vantages
O teste de banco de Balke pode ser aplicado a um grande número de pessoas. Pode ser aplicado em crianças a partir de 10 anos até idosos com 60 anos de idade. com bom condicionamento físico. Também requer materiais simples e de baixo custo.
Desvantagens
Pessoas obesas, de baixa estatura, com lesões nas articulações de MMII apresentação limitações na execução do teste. Também é comum pessoas não completarem o teste por fadiga de MMII. Outra desvantagem deste protocolo é a dificuldade na troca do banco durante o teste.
Avaliação Postural
Postura defini-se geralmente como o arranjo relativo das partes do