Destilação Simples
Relatório
Introdução
Destilação Simples
A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador.
O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.
destilacao-simples.gif
Processo de destilação
A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
Materiais
Luva, jaleco, calça jeans e destilador.
Objetivo
S
eparar misturas de líquidos com partes de ebulição distantes.
Procedimento
Primeiramente, colocamos uma determinada quantidade de água (200ml). Aguardamos para saber até que determinado ponto iria chegar a temperatura.
Resultado
O máximo que chegou foi a 100ºC. Com o aumento da força do gás, a temperatura subiu rapidamente. E o resultado total, abaixou. Ficou com apenas 70 ml.
Conclusão
A destilação simples consiste na vaporização de um líquido por aquecimento, seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado.
O condensador permite que a mistura