Destilação Simples
TRABALHO Nº 2 E 3
DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA
Professora:
Autores do Trabalho (por ordem alfabética):
Índice
Introdução 3
Materiais e Reagentes 3
Objetivos e finalidade do Trabalho 3
Objetivo geral 3
Objetivo específico 3
Desenvolvimento 4
Fundamentação Teórica 4
Metodologia 4
Resultados 5
Destilação Simples 5
Procedimento experimental 5
Destilação Fracionada 7
Procedimento experimental 8
Resultados e Discussão 9
Questionário 11
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução
Destilação é um processo caracterizado por uma dupla mudança de estado físico, em que uma substância, inicialmente no estado líquido, é aquecida até atingir a temperatura de ebulição, transformando-se em vapor, e novamente resfriada até que toda a massa retorne ao estado líquido. O processo tem sido utilizado desde a antiguidade para a purificação de substâncias e fabricação de essências e óleos.
Materiais e Reagentes
Suporte universal, Garras, Manta elétrica, Coluna de destilação, Condensador, Balão de destilação, Mangueiras de látex, Pérolas de vidro, Proveta de 100 mL, cerâmica porosa e Termómetro 0-100°C
Objetivos e finalidade do Trabalho
Objetivo geral
Estudar a destilação simples e fracionada de uma mistura de dois líquidos miscíveis e comparar a eficácia de uma coluna de fracionamento.
Objetivo específico
Construir o gráfico do volume do destilado (acetona) em função da temperatura para cada caso estudado e verificar qual destes foi mais eficiente.
Desenvolvimento
Fundamentação Teórica
Quando se destila uma mistura líquida homogênea ideal, as primeiras frações do destilado apresentam composição mais rica no componente mais volátil do que da mistura original. No decorrer da destilação, o ponto de ebulição da mistura sofre uma elevação gradual, uma vez que a composição do vapor se torna cada vez mais rica no