Relatorios de custos
Terminologias(gastos; desembolso;custo; despesa; investimento; perda)
> Gasto - Sacrifício financeiro com que a empresa arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
> Desembolso - Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço, e pode ocorrer tanto antes, durante ou depois do fato em caso.
> Custo - Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. É reconhecido para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Exemplo: Matéria prima, energia elétrica.
> Despesa – sacrifício,gastos adicionais,descontos, para colocar determinado produto no mercado. Exemplo: Comissão de vendedor.
> Investimento – Gasto em função de sua vida útil ou de benefícios ao futuro da empresa.
> Perda – Gasto sem retorno e inesperado. exemplo: Material deteriorado por um defeito no equipamento.
Obs.
Todo custo que é gasto na manutenção da produção é de certa forma um investimento.
Todo custo é uma despesa, porem, nem toda despesa é um custo.
A despesa esta intimamente ligada ao fato da venda, se ocorreu a venda ela entra como custo do produto vendido.
Classificação (fixo/variáveis; diretos/indiretos; relevantes/não relevantes)
>Custo Fixo e Custos Variáveis
Custos Fixos : é aquele que é esperado, não sofre variações ou alterações, caracterizam por não ser associados a quantidade produzida ou trabalhada, um gasto que independe doa quantidade produzida. Exemplo: partida inicial de uma máquina, aluguel, compra de equipamentos, etc.
Custos Variáveis: caracterizam por que se modificam de acordo com a quantidade produzida ou com a carga de trabalho executada. É um gasto que aumenta com a maior produtividade e diminui com menor produtividade. exemplo: Custos de material, salários, insumos, etc.
>Custo Diretos e