Relatorio de custos
Curso de Administração
Relatório proveniente das aulas da disciplina de Custos II
Maringá
2013
Conteúdo Programático
Custos.
Custos para controle.
Podemos afirmar que todos os custos são controláveis em algum nível da administração. Assim poderemos definir em que departamento originou o custo e verificar se este custo está diretamente ligado ao gerente, pois o mesmo tem autoridade para uso e aquisição de serviços.
Os custos controláveis são aqueles que se identificam a um componente. Estes custos são mais facilmente identificáveis quando partimos num crescente hierárquico do nível inferior para os níveis superiores. Assim poderemos definir os custos previstos, autorizados , realizados, comparando a realidade com o previsto.
Custo Padrão
Definição:
Custo-Padrão é uma técnica para avaliar e substituir a utilização do custo real. Diante desse conceito, reconhecemos o Custo-Padrão como uma medida de eficiência, pois, quando colocado em comparação com os custos reais, ele fornece oportunidade de controle e avaliação de desempenho no que se refere a buscar o custo esperado.
Tratamento de materiais diretos:
A fixação dos padrões físicos cabe à Engenharia de Produção, no entanto a Contabilidade de Custos deverá trabalhar na tradução monetária desses padrões físicos.
O preço-padrão dos materiais diretos deve ser obtido em condições normais de negociação de compra. A ele devem ser incorporadas as eventuais despesas que devem fazer parte do custo unitário dos materiais.
O preço-padrão dos materiais e demais insumos industriais deve ser sempre calculado na condição de compra com pagamento a vista.
Tratamento de mão-de-obra direta:
A mão-de-obra também deve ser especificada quantitativamente pela engenharia de produção e posteriormente traduzida em valores monetários pela contabilidade de custos.
Normalmente, a mão-de-obra direta