relatorio de custos e orcamento
O orçamento é uma importante ferramenta de planejamento por meio do qual os objetivos da empresa são detalhados em números em toda a extensão de suas operações. É uma projeção das operações da empresa, visando aos seus objetivos. Despesas Administrativas: Despesas com Pessoal Próprio (administração, empregados, indenizações, encargos sociais, assistência Social, formação profissional, alimentação do trabalhador, vale transporte); Gratificações a Administradores; Serviços Prestados Por Terceiros; Localização e Funcionamento; Encargos de Depreciação e Amortização; Propaganda, Publicidade e Publicações; PIS/Pasep; Cofins; CPMF; Demais Impostos, Taxas e Contribuições, exceto IR e CSLL; Doações e Patrocínios de Caráter Cultural e Artístico (Lei nº 8.313/1991); Doações a Instituições de Ensino e Pesquisa (Lei nº 9.249/ 1995, art. 13, § 2º); Doações a Entidades Civis; Outras Contribuições e Doações; Multas; dentre outras.
Somando-se todas essas parcelas, teremos o total das despesas administrativas
Despesas Operacionais são todos os gastos desembolsados ou previstos, que se relacionam diretamente com o objeto social de uma empresa.
Ponto de equilíbrio econômico é o momento quando despesas e lucros se igualam.
Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custo variável unitário e despesas variáveis.
Conclui-se então que orçamento é uma das mais importantes ferramentas de planejamento com que uma empresa pode contar. Com todos os seus custos, tais como, despesas administrativas e doações, detalhados, uma projeção de suas futuras operações pode ser construída e assim a chegada ao equilíbrio econômico contemplada.