Relatorio de custos
RELATÓRIO DE
CONSULTORIA
MEMO UFERSA/CC Nº. 001/2012
Mossoró, 28 de fevereiro de 2012.
Ilmo. Sr. GERENTE OPERACIONAL
Giorgio Mendes Ribeiro
Através de consultoria de custos realizada no período de setembro a novembro de 2011, estamos apresentando, neste relatório, todas as deficiências detectadas na Associação como também, a composição do custo e a formação do preço orientativo da empresa.
Agradecemos ao diretor de operações da IAGRAN, o Sr. Giorgio Mendes Ribeiro e aos associados da Associação dos Aquicultores do Apodi - Aquapo, pela cooperação dada à equipe de consultoria.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos, que se façam necessários.
Atenciosamente,
Luciana Batista Sales
Danilo Duarte Marinho
Erica Kalienia de Morais Silva
Marilia Gurgel
ASSOCIAÇÃO DOS AQUICULTORES DO APODI
SÍTIO SANTA CRUZ II - ZONA RURAL
CNPJ: 08.325.925/0001-14 A Associação dos Aquicultores do município de Apodi surgiu em 2005 com um grupo de dez pescadores. A ideia nasceu através da participação de um curso de criação de tilápias em gaiola, ministrado pela EMPARN, que implantou o projeto COMAS GAIOLAS, RAÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA OS PESCADORES. Atualmente, a AQUAPO conta com as parcerias da EMPARN, SEBRAE, CONAB, Ministério da Pesca, DNOCS, IAGRAM, Banco do Nordeste, IFRN, UFERSA e a Secretaria de Agricultura de Apodi que auxilia na logística da ração e dos alevinos. A aquisição dos alevinos é realizada na Paraíba ou no Ceará. Inicialmente são colocados em cada gaiola 4.000 alevinos, quando começa a fase de berçário, pesando, aproximadamente, três gramas cada. Após dois meses, são retirados dos berçários com trinta e oito gramas, passando para a fase de engorda, quando são depositados 800 peixes em cada gaiola, durante cento e cinquenta dias.
O ciclo produtivo pode ser assim, representado:
[pic]