relatorio Quim
Instituto de Ciências Exatas e de Tecnologia
Curso Engenharia Química
VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
Belo Horizonte
2015
RESUMO
O método volumétrico tem por objetivo determinar a concentração das espécies presentes em uma solução. Nos métodos volumétricos o erro é inevitável, para melhor realizar essa análise é necessário o uso de material ideal, e de uma solução padrão com concentração exatamente conhecida. No método volumétrico por precipitação um exemplo é o método de Mohr, usado para determinar as concentrações de cloreto ou brometo. Nele osíonscloretosãoprecipitadosnaformadecloretodeprata,portitulaçãocomsoluçãopadrãodenitratodeprata,napresençado indicador soluçãodiluídadecromatodepotássio(K2CrO4).
OBJETIVOS GERAIS
Aplicação dos conceitos de volumetria de precipitação na determinação de cloreto ou brometo, usando como indicador o cromato de potássio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Determinação do teor de cloretos em amostra utilizando o método de Mohr.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS 7
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 9
4. CONCLUSÕES 11
5. Questionário 12
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
O método volumétrico tem como base a quantidade de reagente de concentração conhecida na medida, onde será consumida pelo analíto em uma reação, formando assim, uma solução pouco solúvel, que pode ser de precipitação, de neutralização (ácido e base)formação de complexo ou reação de óxido-redução, sendo, cuidadosamente preparada, para que no final não ocorra muitos erros. De acordo com TERRA, ROSSI1, sobre o que é o método volumétrico, rege o seguinte:
Os métodos volumétricos são um grupo de procedimentos quantitativos baseados na determinação da concentração de um constituinte de uma amostra a partir de uma reação, em solução, deste com um reagente de concentração conhecida, acompanhada pela medida de quantidades discretas de solução