Relatorio Quim 4
Preparo de Soluções
Relatório da prática 3 apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Química Geral, no curso de Engenharia Metalúrgica, na Universidade Federal de Ouro Preto.
Professora Dayse
Equipe
Caio Turci
Daniela Perasoli
Gustavo Galante
Mateus Assis
Raphael França
Ouro Preto, 2014
Objetivo
1 INTRODUÇÃO
No mundo raramente encontramos substâncias puras, o que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Essas são chamadas soluções. Logo dizemos que uma solução, no sentido amplo, é uma dispersão homogênea de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas.
Soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente). As soluções podem ser insaturadas, saturadas ou supersaturadas, de acordo com a quantidade de soluto dissolvido. Para defini-las, é preciso lembrar que a solubilidade de um soluto é a quantidade máxima da substância que pode dispersar-se numa certa massa de solvente a uma dada temperatura.
Figura1 – Saturações
Fonte: http://paulosutil.blogspot.com.br/2012/03/estudo-das-solucoes-i.html
Solução insaturada: contém, numa certa temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade nesta temperatura.
Solução saturada: contém, numa dada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade nesta temperatura. Uma solução saturada pode, ou não, apresentar corpo de fundo, excesso de soluto precipitado.
Solução supersaturada: contém, numa dada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade nesta temperatura, solução metaestável. Uma solução supersaturada pode ser obtida por aquecimento de uma solução saturada com corpo de fundo, seguido por resfriamento lento para evitar a precipitação do excesso de soluto.
Soluções são