Fichamento
Área de Ciências Exatas e Ambientais
Curso de Arquitetura e Urbanismo – 2º período – 2013/2
Disciplina: Teoria e História da Arte, Arquitetura e Cidade I
Professora: Angela Favaretto
REBECCA MATHEI SOARES FERREIRA
Fichamento do Livro Saber ver a Arquitetura – Bruno Zevi.
(capítulos 1 e 2)
Chapecó
Fevereiro de 2013
ZEVI, Bruno . Saber Ver a Arquitetura : [tradução Maria Isabel Gaspar, Gaëtan Martin de Oliveira]. – 5ª Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1996. (coleção A).
Na leitura dos capítulos 1 e 2 do livro “Saber ver a arquitetura de Bruno Zevi”, pode se observar a ignorância do publico ao dialogar sobre arquitetura aonde quer que for, seja em um jornal televisivo ou no cotidiano de qualquer pessoa. “ O público interessa-se por pintura e música, por escultura e literatura, mas não por arquitetura[...]”.(página1)
“ [...]Os arquitetos profissionais que, para suportarem os problemas da arte de edificar contemporânea, nutrem uma profunda paixão pela arquitetura no sentido vivo da palavra, não têm hoje, em sua grande maioria, uma cultura que lhes permita entrar de uma forma, digamos, legítima no debate histórico critico [...]”. (página 3).
Cada edificação deve ser executada como uma obra de arte, como existem diversos tipo de pinturas, também existem diversos tipos de arquitetura. Como uma pessoa pode não se interessar pela arquitetura que a cerca? um cercado bonito de prédios e casas que emitem a história e a cultura de cada lugar e de cada época. Desde a arquitetura barroca até a moderna que existem em quase em todas as cidades do mundo.
“ Há portanto muito o que fazer. É tarefa da segunda geração de arquitetos modernos, uma vez superada a ruptura psicológica do ato de gestação do movimento funcionalista, restabelecer uma ordem cultural”. (página 3)
A arquitetura pode ser estudada por meios de revistas de arte figurativas, como se cita