Relatorio Oficial 2
Lailson Prado Lacerda
Graduando em Licenciatura Química pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Resumo: A cor das substâncias se deve a absorção de certos comprimentos de onda da luz branca que incide sobre elas deixando transmitir aos nossos olhos apenas comprimentos de ondas não absorvidos. A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas depende das estruturas das moléculas e é característica para cada substância química. A espectroscopia é um método de análise óptico que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade conhecida de soluto e uma quantidade conhecida da mesma substância. Todas as substâncias podem absorver energia radiante.
Palavras Chaves: espectroscopia – corantes – UV-Visível..
1 Introdução
A espectroscopia é uma técnica analítica que utiliza a luz para medir a concentração de espécies químicas. Este método analítico baseia-se na interação (absorção e/ou emissão) da matéria com a energia radiante.
O espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução medindo a quantidade de luz que foi absorvida e a luz transmitida por essa solução.
Para determinação da concentração de um soluto em uma amostra por espectrofotometria temos a comparação da absorvância da amostra com uma solução padrão, já conhecida sua concentração. Em geral, usa-se uma solução padrão com diferentes concentrações (padrões de referência) que tem sua absorvância determinada.
Com os valores de absorvância e de concentração conhecidos pode-se traçar um gráfico cujo perfil é conhecido como curva-padrão ou curva