Relatorio Oficial 2corrigido

2339 palavras 10 páginas
DETERMINAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DO pKa DE UM INDICADOR
Lailson Prado Lacerda
Graduando em Licenciatura Química pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Resumo: A análise de compostos absorventes ou não absorventes pode ser realizada através da espectrofotometria de absorção molecular no visível. Muitos compostos absorventes variam de coloração em função do pH do meio, fato que permite a determinação do pKa de um indicador ácido-base através do ponto isosbético. Este é o ponto de interseção obtido na comparação gráfica, absorbância versus pH, entre os espectros de absorção de um indicador nas suas formas acida, básica e neutra. Nesse ponto, as concentrações da forma ácida e da básica são iguais, logo o pH corresponde ao pKa do indicador. O objetivo do presente trabalho foi determinar o pKa do indicador azul de bromotimol por espectrofotometria de absorção molecular na região do visível.

Palavras Chaves: azul de bromotimol - pKa – absorvância.

1 Introdução
A espectroscopia visível e ultravioleta é um dos métodos analíticos mais usados nas determinações analíticas em diversas áreas. É aplicada tanto para determinações de compostos inorgânicos como para compostos orgânicos (1).
Neste trabalho mediu-se abosrvância para soluções do indicador azul de bromotimol em diferentes valores de pH em dois comprimentos de onda. A partir desses gráficos encontrou-se o ponto isosbéstico (o ponto onde os espectros de absorvância de duas espécies se cruzam). Neste ponto isobéstico a concentração do indicador na forma ácida é igual à concentração do mesmo na fomar básica.
Segundo a equação de Henderson-Hasselbach, nessa situação o pH do meio é igual

Relacionados

  • LivroConama
    458074 palavras | 1833 páginas
  • LivroConama
    458074 palavras | 1833 páginas