Aula 1 Fluidos
Um fluido, em contraste com um sólido, é uma substância que pode escoar. Os fluidos se moldam aos contornos de qualquer recipiente onde são colocados. Provavelmente ao pensar em um fluido vem a imagem de um líquido. Mas, um fluido é qualquer substância que pode fluir, escoar. Isto inclui líquidos. Mas, gases também são fluidos.
Densidade
A densidade ρ de um fluido é a razão entre sua massa (m), dividida pelo seu volume (V). Densidade uniforme: ρ = m/V (no SI, a unidade é kg/m3)
Em nível microscópico, a densidade de um objeto depende da soma das massas dos átomos e moléculas que o constituem, e quanto espaço existe entre eles. Numa escala macroscópica, a densidade depende se o objeto é sólido, poroso, ou alguma coisa intermediária.
A água a 4° C possui uma densidade da ordem de 1000 kg / m3. Muitos materiais densos, como chumbo e ouro, possuem densidades que são 10 a 20 vezes maiores que esse valor. Os gases, por outro lado, possuem densidades em torno de 1 kg / m3, ou seja, cerca de 1/1000 àquela da água.
As densidades são frequentemente dadas em termos da densidade específica. A densidade específica de um objeto ou material é a razão de sua densidade com a densidade da água a 4° C (esta temperatura é usada porque esta é a temperatura em que a água é mais densa). O ouro tem densidade específica de 19,3, o alumínio 2,7, e o mercúrio 13,6. Note que estes valores são referentes aos padrões de temperatura e pressão; objetos mudam de tamanho, e portanto de densidade, em resposta a uma mudança de temperatura ou pressão.
Pressão
A densidade depende da pressão. Mas, o que é a pressão? A pressão é a razão entre força a que um objeto e a área da superfície sobre a qual a força atua. Definimos a força aqui como sendo uma força agindo perpendicularmente à superfície.
Pressão: P = F / A
A unidade de pressão é o pascal, Pa (N/m2). A pressão é frequentemente medida em outras unidades (atmosferas, libras por