Mecânica dos fluidos
Aula 1 – Definição de Mecânica dos Fluidos, Sistema de Unidades
Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues
Aula 1
Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues
Tópicos Abordados Nesta Aula
Apresentação do Curso e da Bibliografia. Definição de Mecânica dos Fluidos. Conceitos Fundamentais. Sistema de Unidades.
Mecânica dos Fluidos
Aula 1
Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues
Conteúdo do Curso
Definição de Mecânica dos Fluidos, Conceitos Fundamentais e Sistema Internacional de Unidades Propriedades dos Fluidos, Massa Específica, Peso Específico e Peso Específico Relativo Estática dos Fluidos, Definição de Pressão Estática Teorema de Stevin e Princípio de Pascal Manômetros e Manometria Flutuação e Empuxo Cinemática dos Fluidos, Definição de Vazão Volumétrica, Vazão em Massa e Vazão em Peso Escoamento Laminar e Turbulento, Cálculo do Número de Reynolds Equação da Continuidade para Regime Permanente Equação da Energia para Fluido Ideal Equação da Energia na Presença de uma Máquina Equação da Energia para Fluido Real - Estudo da Perda de Carga Instalações de Recalque - Uma Entrada, Uma Saída Instalações de Recalque - Várias Entradas, Várias Saídas Curvas Características da Bomba e da Instalação Associação de Bombas
Mecânica dos Fluidos
Aula 1
Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues
Bibliografia
BRUNETTI, Franco. Mecânica dos fluidos. São Paulo: Pearson, 2005. 410 p. WHITE, Frank M. Mecânica dos fluidos. 4. ed. Rio de janeiro: McGraw-Hill, c1999. 570 p. POTTER, Merle C.; WIGGERT, D. C.; HONDZO, Midhat. Mecânica dos fluidos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 688 p. FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T. Introdução à mecânica dos fluidos. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, c1998. 662 p.
Mecânica dos Fluidos
Aula 1
Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues
Definição de Mecânica dos Fluidos
A mecânica dos fluidos é o ramo da mecânica que estuda o