Mecanica de Fluidos
Caracteristicamente a Engenharia de Produção é focada na gestão de processos. Ao contrário das outras engenharias (Mecânica, Química, Elétrica, etc) que são mais técnicas, específicas, a engenharia de produção tende a ser mais generalista. O profissional formado em Engenharia de Produção deve ter uma visão sistêmica da organização, do negócio, capaz de identificar o início, meio e fim de cada processo que compõe a organização. É o que chamamos de visão "do todo". 2. De uma maneira geral, onde encontramos o profissional dessa área?
Praticamente em todas as organização o uso da engenharia de produção é factível, entre elas: rede de hotéis, restaurantes, supermercados, empresas de transportes de cargas e passageiros, indústrias, agropecuária, etc.
3. Por causa de suas características, o engenheiro de produção trabalha com várias outras ciências que não são típicas da Engenharia. Que áreas são essas?Ciências relacionadas à Gestão de pessoas, liderança, marketing, vendas, holística, qualidade, segurança e meio ambiente, sustentabilidade social, etc.
4. Engenharia de Produção é um curso relativamente novo. O mercado já conseguiu absorver esse profissional? Com certeza! Principalmente as indústrias.
5. Onde estão trabalhando, hoje, os engenheiros de produção? [Maurício] A maioria em organizações industriais. Entretanto, existem empresas de prestações de serviços que já contemplam profissionais dessa formação em seus quadros de funcionários. Mas a área de serviços mostra grande potencial de contratações.
6. O engenheiro de produção não se confunde com o economista? [Maurício] Diria que ele tem um pouco do economista. Atualmente o aspecto econômico e financeiro é, sem dúvida, agente balizador nos processos decisórios, seja qual for a formação do gestor. Entretanto, o Eng. de Produção busca também conciliar custos com qualidade, prazos de entrega e pessoas. Esse