Trabalho Portugu S Instrumental Reda O Oficial
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – CCSO
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE - DECON
Leandro Rafael Martins Serra
REDAÇÃO OFICIAL:
OFÍCIO, MEMORANDO, RELATÓRIO E REQUERIMENTO.
São Luís - MA
2014
Leandro Rafael Martins Serra
REDAÇÃO OFICIAL:
OFÍCIO, MEMORANDO, RELATÓRIO E REQUERIMENTO.
Trabalho apresentado à disciplina Português Instrumental, ministrada pela Profa. Fátima Gonzalez, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Ciências Contábeis, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
São Luís - MA
2014
Introdução
A Redação Oficial é a forma pela qual a Administração Pública se utiliza para redigir suas correspondências, documentos e processos, sendo necessária uma correta redação dos atos administrativos no que diz respeito á elaboração dos textos. Para tal, a Redação Oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso correto do padrão culto da linguagem, pela clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Vejamos, a seguir, alguns conceitos relacionados a tais características.
Impessoalidade
Deve haver o total afastamento da pessoa do indivíduo, pois o emissor do documento não é a pessoa que o assina, mas a instituição a qual ele representa. Podemos entender, também, a impessoalidade como sendo o afastamento de impressões pessoais sobre o assunto tratado no documento, pois as comunicações oficiais devem tratar os assuntos públicos de forma impessoal.
Objetividade e Clareza
Ao redigir-se um texto de um documento oficial deve-se tentar, ao máximo, permitir que o documento seja compreendido, evitando palavras ou frases supérfluas ou linguagens técnicas que, possivelmente, não possam ser entendidas pelo receptor. A linguagem culta deve servir de guia para a formalidade do texto.
Correção
É o uso das regras gramaticais, de acordo com os padrões e normas, devendo-se evitar erros gramaticais, uso de gírias e o uso de linguagens complicadas. Está, de certa forma, ligado à objetividade e