Relatorio Fisiologia Reflexos Oficial 2
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA PARA ODONTOLOGIA
PROFESSORA: KALYNCA ARAGÃO
RELATÓRIO DO TRABALHO EXPERIMENTAL DO ESTUDO DAS AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA
Fernanda de Lima Fonseca
Shirlanny Kesia Guimarães Silva
TERESINA – PI
DEZEMBRO/2014
Fernanda de Lima Fonseca
Shirlanny Kesia Guimarães Silva
RELATÓRIO DO TRABALHO EXPERIMENTAL DO ESTUDO DAS AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA
Relatório de número 02 apresentado à disciplina de Fisiologia, como registro da aula prática realizada por alunos do segundo período do curso de Odontologia, no dia 10 de dezembro de 2014, com orientação da Professora Kalynca Kayla Aragão.
TERESINA – PI
DEZEMBRO/2014
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 04
2.0 OBJETIVOS 05
3.0 MATERIAIS E MÉTODOS 06
4.0 RESULTADOS 08
5.0 DISCUSSÃO 10
6.0 CONCLUSÃO 12
7.0 REFERÊNCIAS 13
1.0 INTRODUÇÃO Os atos reflexos ou simplesmente reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes. Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores. Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.
O controle adequado da função muscular requer não apenas a excitação do músculo pelos neurônios motores anteriores da medula espinhal, mas também a retroalimentação contínua da informação sensorial de cada músculo em cada instante. Para fornecer essas estas informações os músculos e seus tendões são supridos abundantemente com dois tipos de receptores: os fusos musculares e órgãos tendinosos de Golgi, (GUYTON; HALL, 2006). Um exemplo de reflexo que perdura no adulto é o reflexo