RELATORIO MECANICA DE SOLOS
Brenda Rebelo
Ediane Jaqueline Marialva Santiago
Samara Machado
Tamay Melo
Manaus, 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
Brenda Rebelo
Ediane Jaqueline Marialva Santiago
Manaus,31 de Março de 2015
SUMÁRIO
1 OBJETIVO 4
2 INTRODUÇÃO 5
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 Materiais Utilizados 5
3.2 Procedimento 5
3.3Resultados 7
4. CONCLUSÃO 7
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 OBJETIVO
Mostrar que se pode determinar e caracterizar o tipo de escoamento de solo a partir do ensaio de permeabilidade.
2 INTRODUÇÃO
O conhecimento do valor da permeabilidade é muito importante em algumas obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazão que percorrerá através do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d’água, adensamento, etc. Portanto, os mais graves problemas de construção estão relacionados com a presença da água. O conhecimento da permeabilidade e de sua variação é necessário para a resolução desses problemas. O coeficiente de permeabilidade pode ser determinado através de ensaios de laboratório em amostras indeformadas ou de ensaios “in situ”.
Na geologia, a permeabilidade é a medida da capacidade de um material (tipicamente uma rocha) para transmitir fluídos. A permeabilidade dos corpos consiste em uma propriedade dos corpos de permitirem, com maior ou menor facilidade, o escoamento de água através dos seus poros. Já a permeabilidade dos solos consiste, basicamente, em medir a velocidade de percolação da água em uma determinada amostra, considerando-se em escoamento laminar, considerando-se a temperatura no momento da análise.
O coeficiente de permeabilidade do solo é influenciado por parâmetros como índice de vazios, tamanho dos grãos, textura, composição e grau de saturação do solo. É também influenciado pela viscosidade e peso específico da água, os quais dependem da temperatura. Como