Ultra
Diagnostico de gestação em cadelas
JOÃO BOSCO LOIOLA FILHO
FERNANDA
SALVADOR
24/11/2008
Ultra-sonografia
O ultra-som é um aparelho utilizado na medicina veterinária para a visualização de estruturas internas através de um monitor, que recebe informações de um transdutor o qual emite ondas sonoras de alta frequência que retornam formando uma imagem. ocorre maior ou menor atenuação dessas ondas dependendo da arquitetura interna do órgão, gerando diferentes tons de cinza, que são visualizados no monitor do aparelho de ultra-sonografia. Alguns termos técnicos são bastantes utilizados para descrever as imagens observadas. Entre eles, os mais comuns são: ecogenicidade, anecóico, hiperecóico, isoecóico. O termo ecogenicidade refere-se a capacidade de diferentes estruturas em refletir as ondas de ultra-som, gerando ecos. Anecóico é utilizado quando ocorre ausência de ecos, isso é típico de estruturas liquidas que aparecem como imagens negras no monitor. O termo hiperecóico refere-se à alta reflexão das ondas e aparece como uma imagem branca e brilhante na tela, o que é típico de gases e ossos (Augusto e Pachaly, 2000).
A ultra- som é muito utilizado para o diagnostico e no acompanhamento da gestação de pequenos animais. A ultra-sonografia possibilita o diagnostico precoce da gestação, a monitoração da prenhez em cadelas, a observação da viabilidade fetal e a detecção de possíveis anormalidades da gestação e dos fetos(Jarreta, 2004)
Existem atualmente três tipos básicos de ultra-som, o mais comum e mais utilizado no diagnostico da gestação de cadelas e o bidimensional convencional que são aparelhos que permitem a avaliação do processo gestacional, da viabilidade fetal e ainda investigação do útero e dos ovários e demais estruturas abdominais, para a maioria das cadelas o exame pode ser