fichamento livro 'cai na real'
Duarte Junior, J.F. Cai na real.IN. Francisco João Duarte Junior.O que é realidade. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BIOGRAFIA
João Francisco Duarte Júnior, nascido em Limeiras(SP), Formado em Psicologia, e com o titulo de Mestre em Psicologia Educacional.Atualmente leciona Psicologia da Arte na Universidade Federal de Uberlândia (MG).
RUMO E CITAÇÃO
O primeiro capitulo tenta encontrar um significado único e claro para realidade, e usa o termo “cai na real” para iniciar o questionamento,”cai na real é uma gíria brasileira recente, significando que o nosso interlocutor deixe de sonhar”(DUARTE JUNIOR,2004,P.7).Mas após analisar as hipóteses ele descobre que a realidade não pode ser única.
A questão da realidade (e da verdade) passa pela compreensão das diferentes maneiras do homem se relacionar com o mundo. Ciência, filosofia, arte e religião são quatro formas marcantes e especiais de esse relacionamento se dar.(DUARTE JUNIOR ,2004, P.15). CONCLUSÃO
A conclusão do autor, é descobrir que a realidade não é algo estático e que depende do ponto de vista do homem para ser aceita. Não há uma realidade mais coreta ou mais importante, todas são plausíveis conforme o ângulo que é explorada.
COMENTARIO
O comentário do primeiro capitulo, é de que se a realidade não fosse relativa não seria necessário estuda-la como uma percepção de tantas variáveis.
IDEAÇÃO
Uma ideia muito interessante para praticar no dia a dia, é tentar ver onde se encontra pensamento de realidade das pessoas em sua volta. Assim poderemos compreender e aprender melhor sobre nosso meio.
No principio era a palavra
Duarte Junior, J.F. No principio era a palavra. IN. Francisco João Duarte Junior.O que é realidade. São Paulo: Brasiliense, 2004.
RUMO E CITAÇÃO
João Francisco mostra como a palavra é o principio para a diferenciação entre homem e animal e assim leva condições de ir alem do sentidos.
Com a palavra posso planejar o futuro, com ela sei que existe tempo