historia da psicologia moderna
SÃO LUIS 06 DE OUTUBRO DE 2014
A CULTURA CONDICIONA
A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM Huth Benedict. 1972 Crisântemo e a espada “A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversos e, portanto têm visões desencontradas das coisas por exemplo, a floresta amazônica não passa o antropólogo desprovido de um razoável conhecimento de botânica de um amontoado de confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imersa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem destes mesmo senário é totalmente diversa: cada um tem um significado qualitativo e uma referência especial. Ao invés de dizer como nós: “encontro-lhe na esquina junto ao edifício x “, eles frequentemente usam determinadas árvores como ponto de referência. Assim, ao contrário da visão de um mundo vegetal amorfo, a floresta é vista como um conjunto ordenado, constituindo de formas vegetais bem definidas”
1. keesing,Feliz
Antropologia cultural, Rio de Janeiro, Fundo de cultura. Keesing, Roger
1.2" O fata de que homem vê o homem o mundo através de sua cultura tem como como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como oo mais correto e o mais natural.
Tal tendência, denominada entnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de nuumerosos conflitos sociais. o etnocentrismo, de fato é um fenêmeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o cento da humandade, ou mesmo a sua única expressão. Autodenominações de diferentes grupos refletem este ponto de vista."
2. A CULTURA