História da Psicologia Moderna
Maceió, Fevereiro de 2014
História da Psicologia Moderna
O Estudo da História da Psicologia – capítulo 1
Por que Estudar a História da Psicologia?
1
SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. Tradução da 9ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
“O interesse dos psicólogos em sua história levou à formalização desta como uma área de estudo. Assim como há psicólogos que se especializam em problemas sociais[...] há aqueles que se especializam em história da psicologia”. (p. 1)
“A psicologia moderna compreende várias áreas de estudo que pouco parecem ter em comum[...] A única linha que une essas áreas e esses tratamentos distintos para formar um contexto coerente é a história[...]”. (p. 2)
“O conhecimento histórico organiza a desordem e estabelece um significado ao que parece ser um caos, colocando o passado em perspectiva para explicar o presente”. (p. 2)
“Muitos psicólogos [...] concordam que a influência do passado ajuda a moldar o presente”. (p. 2)
“Este livro mostra que o estudo formal da história da psicologia é a maneira mais sistemática de integrar as áreas e as questões que constituem a psicologia moderna, e permitirá ao aluno reconhecer as relações entre as ideias[...] bem como compreender de que forma as diferentes peças do quebra-cabeça da psicologia se encaixam para criar uma figura coerente”. (p. 3)
“[...] a história da psicologia por si só é fascinante[...] Apesar do início hesitante, dos erros e dos conceitos equivocados, no geral, houve uma nítida evolução na formação da psicologia contemporânea, justificável por sua riqueza”. (p. 3)
O livro se inicia tratando sobre a importância do estudo da história da psicologia para compreendê-la totalmente e em sua forma “moderna” (psicologia desenvolvida, atual). Explica a forma com que a história pode interferir, assim como exemplifica um