Respeito ao próximo
Por amar seus filhos, Deus uniu o homem e a mulher para haver continuação do ser humano na terra. A partir desse momento surgiu a família onde o principal motivo seria para que houvesse união, amor, respeito e proteção.
A mudança de comportamento do homem, o interesse por bens materiais fez surgir à necessidade de compartilhar com o filho mais velho as responsabilidades da sobrevivência e manutenção da família. O filho passou a ter obrigações para com seus familiares e privilégios perante a sociedade. Essa hierarquia ocorreu por vários anos, e muitas famílias criaram um laço de união tão sólida que perpetua até hoje.
Mas, infelizmente muitas famílias não conseguiram dar continuidade a esse laço, por isso assistimos tantas famílias serem destruídas pelo ódio, pelas drogas, pela violência. Violência tão brutal que em vários casos ocorre o "óbito" da vitima sem a mínima chance de defesa.
Muitos afirmam que a desigualdade social é a causa dessa desestruturação familiar, pode até influenciar, mas não é a causa principal. O verdadeiro motivo está dentro do homem que procura cada vez mais viver o capitalismo, o egoísmo, a inveja, a cólera e a falta de amor por si e pelo seu irmão.
A família hoje está sendo substituída pelo traficante, pelo tráfico e pelas drogas. O respeito pelos seus pais e irmãos são trocados por armas para se sentirem superiores, o sonho de estudar e vencer são substituídos pelo êxtase que as drogas lhes proporcionam, os privilégios e obrigações são substituídos pelo terror que causam nas pessoas e em seus entes queridos. A destruição psicológica é tão grande que acabam esquecendo-se do verdadeiro significado da palavra "família."