segurança
A NR-17 aborda como tema a Ergonomia, por definição dos radicais tem Ergon que significa trabalho e Nomos que significa leis. Essa norma regulamentadora tem por objetivo estabelecer parâmetros que devam ser estudados e implantados de forma a permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
2. O choque elétrico é uma perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifestam no organismo humano quando este é percorrido pelo organismo humano. De que variam e dependem esses efeitos?
a) Trajeto da corrente elétrica no corpo humano
O corpo humano é condutor de eletricidade e sua resistência varia de pessoa para pessoa e ainda depende do percurso da corrente. A epiderme seca tem uma resistividade que depende do seu estado de endurecimento (calosidade). Está é maior nas pontas dos dedos do que na palma da mão, e maior nesta do que no braço. A pele molhada diminui a resistência de contato, permitindo assim a passagem de maior intensidade de corrente elétrica. A corrente no corpo humano sofrerá variações conforme for o trajeto percorrido e com isso provocará efeitos diferentes no organismo, quando percorridos por corrente elétrica os órgãos vitais do corpo podem sofrer agravamento e até causar sua parada levando a pessoa a morte. Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios, mentais, deficiência alimentar, etc.; estão mais propensas a sofrer com maior intensidade o choque elétrico. Os idosos submetidos a uma intensidade de choque elétrico relativamente fraco podendo sofrer sérias conseqüências.
b) Tipo da corrente elétrica
O corpo humano é mais sensível a corrente alternada do que á corrente continua, os efeitos destes no organismo humano em geral são os mesmos, passando por contrações simples para valores de baixa intensidade e até resultar em queimaduras graves e a