ATIVIDADES DE RESPEITO AO PROXIMO
Fábio Henrique Ribeiro Tavares
Sissi A. Martins Pereira
Resumo: Atualmente, em educação, já não se trabalha apenas com um conceito único de inteligência. Desde 1980 ganhou espaço a teoria das inteligências múltiplas, desenvolvida por Howard Gardner e estudada por vários pesquisadores. Segundo esta teoria, todo ser humano é dotado de pelo menos nove inteligências, sendo uma delas a inteligência emocional. Baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais que apontam a necessidade de se abordar o ser humano de forma holística e de se trabalhar as disciplinas explorando os temas transversais, o presente estudo investiga as possibilidades e a necessidade de se estimular a inteligência emocional nas aulas de Educação Física escolar através de jogos que criem a oportunidade de se vivenciar não só a motricidade mas também a afetividade entre os alunos.
Palavras-chave: inteligências múltiplas, inteligência emocional, jogos, educação física.
________________________________________
Introdução
A inteligência, por um consenso intelectual, é caracterizada como a capacidade de resolver ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários. Outra definição é a capacidade de conhecer, compreender, discernir e adaptar-se. A terceira definição para inteligência é a capacidade de fazer a melhor opção entre duas ou mais situações, portanto ser inteligente é escolher a melhor saída ou a melhor resposta, e esse conceito indica a capacidade de que dispomos para, através da seleção, penetrar na compreensão das coisas (Antunes, 2003).
Tomando-se como ponto de partida estas definições, a sociedade classifica os indivíduos em “inteligentes ou pouco inteligentes”. Apesar destas classificações, a inteligência já não é considerada única e geral, hoje ganha espaço a convicção de Howard Gardner e sua equipe da Universidade de Harvard de que todo ser humano é dotado de