historia da psicologia moderna
Ideia central de Platão: Ideia Inatista- O homem já nasce com o conhecimento acumulado na Alma. -> Descartes: Acreditava que as ideias eram inatas e tentou descobrir um método que permitisse que todas as verdades fossem confirmadas para que se tornassem uma Ciência.
Ideia central de Aristoteles: Ideia Ambientalista- O ambiente que constrói o conhecimento do homem. -> Empiristas:Mesma concepção do conhecimento e mesma visão do homem.
OUTROS ASPÉCTOS:
Subjetividade privatizada: nas artes, literatura e crenças
Ceticismo x Empirismo: Empiristas dizem que os pensamentos podem nos enganar ( empírico: tudo que é palpável, constatar de alguma forma com os sentidos para comprovar a existência de tal objeto). O movimento ceticista dizia que absolutamente nada é verdade, nada é comprovado.
Romantismo: período em que as pessoas enxergam que não são apena racionais, que possuem sentimentos e esta é a diferença entre o ser humano e os animais.
20/02- quinta-feira
Método cientifico: diferencia a Psicologia da Filosofia: Na filosofia o conhecimento é reflexivo e observacional e lógico e na Ciencia da Psicologia, tudo tem que ser provado . Ciência> comprovação em laboratórios.
Teoria: corpo de conhecimento maior que formula leis possíveis do comportamento humano.
Experimento: estudo concreto.
Experiencia: aspectos do cotidiano.
Experiencia Científica: estudo em laboratórios.
FISIOLOGISTAS :CORPO E MENTE
Quem começou essa investigação foi Rene Descartes (ato reflexo- comandos mentais que encaminham nossos movimentos)
Experiencias com corpos mortos: Extirpação e o método clínico.
Tentativa de mapeamento do cérebro externo: áreas que requerem respostas de determinada área corporal.
Cranioscopia: formato e características do cérebro que demonstram como a pessoa é emocionalmente; intelectualmente. Foi comprovado que este estudo não é valido. -> Segue os preceitos da idéia inatista, pois se uma pessoa nasce com determinada característica no