Quem mexeu no meu queijo?
O livro Quem mexeu no meu Queijo? conta a história de dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois duendes, Hem e Haw, que todos os dias corriam em um labirinto na procura de Queijo. Esse Queijo pode significar nossos objetivos na vida, como um emprego, dinheiro, família, ser bem sucedido, já o labirinto é o lugar onde essas buscas acontecem, seja na empresa, na família ou na comunidade onde vivemos, que possue corredores escuros e até becos sem saída, por outro lado existem lugares que possuem Queijos deliciosos.
Ao encontrarem o Queijo, no posto C, Hem e Haw criaram um vinculo social com o Queijo e não se abriam para mudanças ao redor, recusando largar sua “zona de conforto”. Já Sniff e Scurry estavam atentos e prontos para tudo, caso se houvesse algum imprevisto já estariam preparados.
Os ratinhos haviam percebido que o estoque de Queijo estava acabando, pois eles inspecionavam o local todos os dias.
Um dia os ratinhos perceberam que o Queijo tinha acabado, mas não ficaram surpresos. E sem demora foram em busca de um Queijo novo. Já os duendes, ao perceberem, ficaram lamentando e se questionando porque o Queijo havia acabado, pensando que alguém tinha pegado e não queriam aceitar as mudanças. Em vez de irem à busca de um novo Queijo ficaram na espera, por dias, que alguém colocasse o Queijo de volta, no entanto sempre voltavam para casa famintos e estressados.
Então Haw, cansado de se lamentar e se questionar o porquê que as coisas não melhoram, resolveu agir, pois se não mudar não sobreviverá.
Se você não mudar, morrerá.
Mesmo com medo ele enfrenta com todas as suas forças o desconhecido em busca de um novo Queijo.
O que você faria se não tivesse medo?
Após dar inicio a sua busca Haw se sentia mais confiante e começava a perceber o que havia feito de errado, que deveria observar o que acontece ao seu redor e ficar mais atento as mudanças.
Cheire o queijo com frequência para saber quando está ficando velho.