A conquista da América - Fichamento
Departamento de História
FICHAMENTO DO LIVRO: A Conquista da América
Setembro, 2013
Rio de Janeiro
Fichamento do Livro: A Conquista da América
Aluna: Rosecler Meneze do Nascimento
Departamento de História
Professora: Izabel Pimentel
Ficha Bibliográfica:
TODOROV, Tzvetan, A Conquista da América, A questão do outro,Editora Martin Fontes, São Paulo, 2010.
“Três argumentos vêm apoiar a convicção de Colombo: a abundância de água doce, a autoridade dos livros santos e a opinião de outros homens encontrados”. (pág. 19)
“Efetivamente não podemos pôr no mesmo plano estas três esferas, como devia acontecer com Colombo. Para nós existem apenas dois intercâmbios reais: com a natureza e os homens”. (pág. 20)
“Colombo nada de um empirista moderno: o argumento decisivo é o argumento de autoridade, não o de experiência. Ele de antemão o que vai encontrar, a experiência concreta esta ai para ilustrar uma verdade que possui, não para ser investigada, de acordo com regras preestabelecidas, em vista de uma procura da verdade”. (pág.23)
“Apesar de sempre ser finalista, Colombo como vimos, era mais perspicaz quando observava a natureza do que quando tentava compreender os indígenas”. (pág. 23, 24)
“Os escritos de Colombo, e particularmente o diário da primeira viagem, revelam uma atenção constante a todos os fenômenos naturais”. (pág.24)
“Durante a terceira viagem, ele faz escala nas ilhas do Cabo Verde, que na época serviam aos portugueses como lugar de deportação para todos os leprosos do reino.” (pág.25)
“Atento aos animais e ás plantas, Colombo o é ainda mais a tudo que se refere à navegação, ainda que esta atenção esteja mais ligada ao senso prático do marinheiro do que à observação cientifica rigorosa”. (pág26)
“O resultado desta observação vigilante é que Colombo consegue, em matéria de navegação, verdadeiras façanhas (apesar do naufrágio de sua nave): sempre sabe