Relatorio empuxo
Relatório: Empuxo, Princípio de Arquimedes e Densidade.
1) Objetivos
Identificar o empuxo como uma aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num líquido.
Reconhecer a veracidade da afirmação: “Todo corpo mergulhado em um fluido fica submetido á ação de uma força vertical orientada de baixo para cima, denominada empuxo, de módulo igual ao peso do volume do fluido deslocado.”
Reconhecer a dependência do empuxo em relação à densidade do liquido deslocado.
2) Introdução
Princípio de Arquimedes: Todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado.
O empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo.
Para se calcular a intensidade da ação do empuxo existe uma pequena relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpo está emerso. Veja:
E= md .g (I) md = µ. Vd (II)
Onde md é a massa do líquido deslocado, Vd é o volume do líquido deslocado e corresponde ao volume da parte do corpo que está mergulhada, e µ (letra grega “mi”) é a densidade do líquido. Substituindo (II) em (I) temos a equação para se calcular o empuxo:
E= µ . Vd. g
A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado.
Pensamos em densidade quando comparamos dois corpos formados por materiais diferentes, mas com um mesmo volume.
Quando dizemos que um deles é mais pesado que o outro, na verdade estamos nos referindo a sua densidade. A afirmação correta seria dizer que um corpo é mais denso que o outro.
A unidade de densidade no Sistema Internacional é kg/m³.
A fórmula matemática utilizada para calcular a densidade de uma substância é dada por: d=mV Onde:
d=Densidade