Suppy chain
De
Logística
Faculdade Santa Helena
Matéria: Gestão de logística
Professor: Candido Cavalcanti
Aluna: Ranielle Rodrigues Barros
Curso: Ciências contábeis
Supply Chain
É todo esforço envolvido nos processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final, sendo também uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo das mercadorias. Em outras palavras, a expressão supply chain (cadeia de suprimento) engloba todos os esforços empenhados na elaboração e na distribuição de um produto ou serviço, desde o primeiro fornecedor até o consumidor final.
O Supply chain começou a se desenvolver apenas no início dos anos 90 e busca intensificar os benefícios de uma gestão integrada da cadeia de suprimentos. Assim, as estratégias e as decisões deixam de ser formuladas e firmadas sob a perspectiva de uma única empresa, mas sim de uma cadeia produtiva como um todo. O Supply Chain introduziu uma mudança no modelo competitivo, à medida que considera que cada vez mais a competição no mercado ocorrerá no nível das cadeias produtivas e não apenas no nível das unidades de negócios isoladamente.
Considera-se que a cadeia de suprimentos pode ser classificada em três níveis: cadeia interna, cadeia imediata e cadeia total.
-Cadeia interna: É composta pelo fluxo de informações e de materiais entre departamentos, células ou setores de operações internos à própria empresa.
-Cadeia imediata: É aquela que é formada pelos fornecedores e clientes imediatos de uma empresa.
-Cadeia total: É composta por todas as cadeias imediatas que compõem determinado setor industrial ou de serviços.
A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar, pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e