Estudo de caso - fred
1- Quais problemas esse grupo está enfrentando? Há um problema mais importante que outro?
R: Primeiramente, a tomada de decisões em uma organização não está somente relacionada com a resolução de problemas, mas também para se aproveitar oportunidades. E neste caso, o que ocorreu foi justamente o surgimento de vários problemas oriundos de uma decisão de má qualidade dos cinco amigos de vivenciarem o desafio de se tornarem empresários na área de fabricação de brinquedos, como o pequeno empresário que o projetista do grupo havia conhecido na Inglaterra. E que baseados no interesse e nas perspectivas de obterem sucesso nessa nova área tomaram uma decisão mais intuitiva e emocional do que racional, pois teriam que inicialmente analisar as vantagem e desvantagens que esse empreendimento traria em suas vidas para assim decidirem se prosseguiriam com a idéia ou não. Analise esta que não foi feita e que ocasionou alguns dos problemas enfrentados.
Em segundo, ao se montar uma organização é preciso estudar minuciosamente como esta irá funcionar, como por exemplo, a forma de divisão dos poderes e tarefas, o produto a ser oferecido, levando-se em conta a necessidade e o interesse de mercado, requisitos legais e jurídicos da empresa que atendam parâmetros pré-estabelecidos para o ramo em questão além dos direitos autorais e outras questões legais e diversos outros que os cinco amigos não discutiram antes de iniciarem o projeto ou discutiram parcialmente.
Além disso, podemos dizer que havia muito cacique para poucos índios. Tudo ocorreu conforme o esperado no inicio, o produto foi desenvolvido e os contatos com os clientes foram feitos. O problema ocorreu na avaliação dos potenciais clientes ao produto e como foi feita a tomada de decisão, como presidente Fred tomou uma decisão sem consultar os seus sócios isso gerou discordâncias na situação. Dessa forma, ao invés de o grupo se preocupar em resolver a situação que se apresentou no momento,