Salário custo ou investimento
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SALÁRIO: CUSTO OU INVESTIMENTO QUANDO SE PENSA EM RECOMPENSA? O IMPACTO DAS RECOMPENSAS QUE MOTIVAM OS FUNCIONÁRIOS NO CUSTO DA EMPRESA
Maycon Ferreira Cunha
ORIENTADORA: Natiara Penalva
PROFESSORA: Eliane Paim
TERESÓPOLIS
MAIO/ 2012
2. INTRODUÇÃO
Nos tempos atuais onde a competitividade aumenta cada dia mais, as empresas procuram atuar no mercado tanto interno quanto externo. Porém, existe ainda uma questão antiga a ser discutida: Seria salário um custo ou um investimento para os gestores? E se considerado um investimento valeria a pena? Este assunto pode ser visto por diversas óticas e obter diversas opiniões, onde poderão ser confrontadas e algumas ideias expostas, mostrando o novo perfil de profissional que está sendo moldado. E também mostrando o quanto que esse custo pode ou não ser rentável e importante.
3. OBJETIVO
3.1 Objetivo Geral:
Analisar se o salário é um custo ou investimento para a empresa e quando se fala em motivação dos funcionários para aumentar a qualidade.
3.2 Objetivo Específico:
* Analisar o salário como custo e como investimento; * Estabelecer a diferença entre custo e investimento; * Demonstrar a relação entre salário e motivação; * Verificar as recompensas que podem ser obtidas para empresa quando a mesma souber separar o que é custo do que é investimento.
4. JUSTIFICATIVA
A importância da pesquisa é ressaltar a diferença do custo e do investimento quando trata-se de recompensa. De forma que seja possível identificar que cada recurso produtivo tem o seu custo e o seu benefício. As recompensas representam custos para as empresas, mas também trazem vantagens e junto com elas os benefícios. Ressaltando que vários fatores do ambiente organizacional e do mercado influenciam na configuração e funcionamento do sistema