Competencias profissionais no mundo moderno
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EAD – EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CARMEN LUCIA RANSOLIN BRANCO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR
AVALIAÇÃO FORMATIVA I
INTRODUÇÃO
A escola é o espaço no qual devemos criar a inclusão, é o primeiro sistema social onde a criança aprende a conviver com os outros. Caso a criança apresente alguma deficiência, mas, passe a conviver com as demais ela se sentirá parte desta sociedade indiferente da sua deficiência, desta forma ela não se sentirá excluída do sistema , é óbvio que para cada deficiência deve existir uma estrutura por traz para permitir a esta criança ou adolescente um bom convívio com os colegas e que possa dentro das suas limitações adquirir conhecimentos. Desta forma o poder público deve investir mais em estrutura física e de pessoal especializado nas escolas para atender a demanda. Mas para isso, os preconceitos devem ser derrubados, primeiramente pelas escolas e até mesmo pelos pais. Cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte para derrubar preconceitos e permitir uma sociedade mais inclusiva.
A-) Série em que será aplicada essa atividade: 1º ano do Ensino Médio
B-) Qual deficiência do aluno: Deficiência auditiva
TEMA: Nome dos alunos
OBJETIVO: Identificar os nomes dos colegas através de sinais, ou seja, batismo do sinal pessoal e iniciação da datilologia ( libras ).
DESENVOLVIMENTO:
(Professor falando) Os surdos se batizam por meio de sinais. Na verdade é um ritual que acontece quando um surdo ou ouvinte entra no grupo surdo ou passa a ter contato com surdos. Eles olham para a pessoa e identificam alguma característica que seja específica desta pessoa e lhe dão um sinal. Veja alguns exemplos:
IMPORTANTE : Se a pessoa