Conceitos Basicos de Gestão
No artigo de Anderson de Souza Santa'anna, o autor analisa os problemas encontrados entre empresas arcaicas e profissionais modernos, a partir de pesquisas realizadas com profissionais que fazem graduação e pós-graduação em administração ou áreas afins.
Nessa análise são abordados quatro aspectos, sendo o primeiro a “Definição de competência” que consiste em um conjunto de habilidades que todo empregado ou gestor deve possuir, considerando que o conceito de competência é bastantemente antigo e vem à tona principalmente porque o mundo atualmente enfrenta um processo de globalização.
O segundo aspecto seria a “Modernidade organizacional”, onde foi destacado que nos dias atuais, a organização deve estar preparada para novos padrões, pois o mundo se tornou competitivo e o maior desafio das empresas é o de transformar para melhor as organizações, seus funcionários e gestores.
Já o terceiro aspecto é o “Confronto com a realidade”, nesta parte da pesquisa os profissionais confessam sofrer forte pressão para desenvolverem suas competências profissionais e tornar a organização moderna, entretanto não são suficientes os estímulos fornecidos pelas organizações, que fazem com que seus profissionais considerem que o caráter organizacional continua autoritário, hierárquico e centralizado.
No quarto aspecto, “Discurso versus prática”, mostra que existe uma necessidade de mudança nas organizações e podemos concretizar que possuímos hoje uma “Modernização Conservadora” e que o caminho para alcançarmos tal mudança ainda é longo, mas não é impossível.
A expectativa é que cada vez mais a demanda de profissionais modernos e competentes aumente para favorecer o desenvolvimento organizacional.
Relação com o material do curso
No artigo profissionais modernos encontramos relação com a globalização, a motivação, com a criatividade e inovação.
Este artigo se relaciona com a globalização, pois ela é uma das mudanças que mais tem afetado as