Conceitos Básicos de Gestão
Unidade 1
A ambiência organizacional
Profa. Priscila Fernandes pfernandes@unicarioca.edu.br A ambiência organizacional
A abordagem sistêmica da administração
• Vídeo: Abordagem sistêmica da Administração
Link: http://www.youtube.com/watch?v=56SA3h-VXrY
A ambiência organizacional
A abordagem sistêmica da administração
Com o advento da Teoria dos Sistemas, tornou-se evidente a natureza sistêmica das organizações em geral e das empresas em particular. O conceito de sistema aberto surgiu na Biologia, a partir do estudo dos seres vivos e de sua dependência e adaptabilidade ao meio ambiente, estendendo-se às outras disciplinas científicas e chegando à
Administração.
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos dinamicamente interrelacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.
A ambiência organizacional
Origens:
Este conceito que surgiu da Biologia, originado das pesquisas de Ludwig von
Bertalanffy a partir do estudo dos seres vivos e de sua dependência e adaptabilidade ao meio-ambiente, acabou se estendendo a outras disciplinas científicas, chegando a Administração.
Até então as teorias organizacionais estudadas focavam os aspectos internos da organização. Nenhuma delas enfocava as relações que a organização estabelece com o contexto no qual se insere, nem a influência desse contexto no desempenho da última.
A complexidade e o pluralismo que podem existir dentro da mesma organização não eram considerados.
A ambiência organizacional
A organização possui a capacidade de se reconstruir sobre seus múltiplos aspectos. A teoria dos sistemas fornece um meio para interpretar as organizações e vai contribuir para uma abertura das visões interna e externa. Essa abordagem vê a organização como um sistema unificado e direcionado de partes interrelacionadas.
A ambiência organizacional
Quando falamos em natureza sistêmica,