Secretária moderna.
O QUE É SER UMA SECRETÁRIA NO MUNDO MODERNO?
Secretária no mundo moderno é ser uma profissional assessore o executivo, transmitindo informações e executa as tarefas que lhe são confiadas.
Ela transformou-se, no mundo moderno de negócios e nessa era da globalização de economia, em assistente executiva que domina as habilidades requeridas num escritório, demonstra capacidade para assumir responsabilidade sem supervisão direta e tem iniciativas para tomar decisões segundo os objetivos assinalados pela autoridade. Atualmente, o executivo espera dela para desempenhar funções de assistente administrativa que possa aliviá-lo de trabalhos rotineiros alguns especializados. Daí o mercado de trabalho o passa a recrutar profissionais com conhecimento para tarefas que antes eram da competência do executivo.
Em duas funções diárias, a secretária deve ser mais que uma pessoa encarregada da digitação da correspondência, manutenção de arquivos, e atendimento de telefonemas. Ela, às vezes, é a ponte daqueles que tomam decisões gerenciais e os que executarão tais decisões; muitas vezes, porem, ela própria, tomando decisões, executa tarefas relevantes para a empresa. É, pois, nesse momento verdadeiro assessora, profissional altamente qualificado. Em geral, os executivos preferem secretarias que lhe transmite segurança nas realizações das tarefas, pois não dispõem de tempo para conferências de pormenores. Pôr isso, esse papel de assistente administrativa não se resume de ser elo de administração e o pessoal de linha; consiste também de ser suporte para o executivo. Nesse caso, uma secretária, alem das habilidades genéricas que a profissão exige, deverá adquirir conhecimento na área do executivo. Assim, a secretária de um executivo financeiro procurará de obter informações sobre essa área, aprender o jargão técnico, interessar-se pôr artigos que tratam do assunto em jornais e revistas, ler alguns livros iniciais sobre o assunto. Da mesma forma, uma secretária