Competências essenciais
Competências essenciais: contribuições para o aumento da competitividade Balduir Carletto (CEFET/PR) bcarletto@uol.com.br
Dr. Antonio Carlos de Francisco (CEFET/PR) acfrancisco@pg.cefetpr.br
Dr. João Luiz Kovaleski (CEFET/PR) kovaleski@pg.cefetpr.br
Resumo
Centrado nos conceitos de competência, focalizando as abordagens de conhecimentos, habilidades e atitudes, este trabalho teve como objetivo identificar a importância do desenvolvimento das competências para o aumento da competitividade. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. Foram consideradas as informações e dados encontrados em livros, monografias, dissertações e teses, a fim de responder o problema de pesquisa. Os resultados indicam que o estudo das competências essenciais permitem direcionar o foco e concentrar energias no desenvolvimento de tarefas que gerem vantagens competitivas, aglutinem valor e aumentem a capacidade de expansão da organização com padrões de excelência. A identificação, desenvolvimento, reconhecimento e valorização das competências constituem assim, uma importante mudança de paradigma, com relação a conceitos e valores, que terá grande influência nos destinos da organização, nas carreiras e na evolução da sociedade.
Palavras chave: Competência, Conhecimento, Habilidade, Atitude, Competitividade.
1. Introdução
O ritmo das mudanças em nosso mundo é o mais rápido já alcançado. E o futuro nos acena com uma aceleração ainda maior em termos de inovação tecnológica e reconfiguração do modo de trabalhar e competir em todas as atividades. Enquanto a globalização impõe novos padrões de competitividade ao mundo e exige mudanças na forma de pensar das empresas e na maneira como administram as suas atividades. Assim, sobreviverá quem se adaptar aos novos tempos com diferenciais a oferecer aos mercados.
Percebe-se atualmente que cada vez mais o auto conhecimento e