COMPETENCIAS PROFISSIONAIS NO MUNDO MODERNO
Avaliação formativa 1 – D4
Elenice do Nascimento Ferreira
Maria Aparecida Vieira
1 INTRODUÇÃO
Não é de hoje que o assunto sobre ética tem sido motivo de discussão, os primeiros filósofos já faziam sua contribuição sobre este tema. Na visão Aristotélica a ética era relacionada ao bem comum, já na concepção Cristã estava inteiramente ligada com o comportamento com Deus. A ética de acordo com a concepção Antropocêntrica era vista como uma ética mais individual, ou seja, concentrava-se nos sentimentos individuais do ser humano. Depois, a ética na concepção marxista indicava que o a ética era definida pelas classes sociais e assim foram construídas as concepções sobre ética de acordo com o tempo e a sociedade de cada época até chegarmos aos dias de hoje, passando pelo mestre Paulo Freire que aponta para uma ética moderna tornando-nos cada vez mais responsáveis pelo nosso comportamento ético.
De acordo com Chauí (apud Hermans, 2004, p.54)
A ética, que estuda a ação do homem enquanto alguém que deve ser preparado para viver na Cidade, estabelece os princípios racionais da ação virtuosa, isto PE, da ação que tem como finalidade o bem do individuo enquanto ser sociável que vive em relação com outros. (CHUAÍ, 2000:350)
Assim, diante de um mercado cada vez mais competitivo e avançado tecnologicamente, apresentamos uma visão voltada para as competências profissionais do mundo moderno onde a ética profissional é palavra chave pra organização das instituições, empresas, escolas, enfim ao profissional de hoje.
Para Valquéz ( apud Rodrigues, 2008, p.123)
A ética profissional estuda códigos de ética específicos ou posturas profissionais, adequadas a cada área de aplicação e que na realidade seriam mais códigos morais, pois se caracterizam por estabelecer e propor normas e princípios que contribuam ou possibilitem um melhor relacionamento interpessoal no exercício de uma profissão.
Em especial, iremos