relatorio empuxo
O empuxo é a força exercida verticalmente sobre o corpo quando mergulhamos ele em um líquido, verificamos que este exerce, sobre o corpo uma força de sustentação, isto é, uma força dirigida para cima, que tende a impedir que o corpo afunde no líquido. Esta força vertical, dirigida para cima, chamamos isto de empuxo do líquido sobre o corpo mergulhado. A existência desta força pode ser percebida ao tentarmos mergulhar na água um pedaço de madeira, por exemplo.
Empuxo é uma força hidrostática resultante exercida por um fluido em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso. A impulsão existe por conta da diferença de pressão hidrostática do corpo, visto que esta é proporcional à massa específica do fluido, à aceleração da gravidade, e à altura de profundidade. Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido sofre um empuxo que é igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo. Assim, um corpo imerso na água torna-se mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido qualquer.
Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.
Objetivo
O objetivo deste relatório foi perceber a força do empuxo na pratica durante a aula no laboratório e a diferença quando está com H2O salgada.
Embasamento teórico
Material utilizado para o experimento:
Dinamômetro de 2m
Cilindro Arquimedes
Becker
Suporte de Haste
Sal
Água
Seringa (20 ml)
Procedimento experimental: Penduramos o conjunto Arquimedes no dinamômetro e pesamos (pclf=peso corpo fora líquido), introduzimos no becker contendo 250ml de água onde retiramos a água com seringa até que a medida voltasse a 250ml.