Relatório Empuxo
Empuxo
1.Introdução
“Quando mergulhamos um corpo qualquer em um líquido, verificamos que este exerce, sobre o corpo uma força de sustentação, isto é uma força dirigida para cima, que tende a impedir que o corpo afunde no líquido. Esta força vertical, dirigida para cima, é denominada empuxo do líquido sobre o corpo submerso”.
Sendo conhecido como Principio de Arquimendes, onde ele diz que todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
2. Objetivo
Foi proposto no dia 30/09/13 na aula prática de física, calcular o volume e o empuxo exercido por alguns materiais utilizados, como o béquer, um bloco de madeira, uma esfera de borracha e um semicilindro tendo como objetivo encontrar suas densidades, e mostrar quais sofreram uma força maior de empuxo.
3. Equipamentos
Paquímetro
Usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Foi utilizado para medir com precisão a profundidade da água antes de ser colocado os objetos, e com cada objeto na água. Figura 1. Paquímetro
Béquer com pequenas peças
Béquer tem como função trabalhar com líquidos, mas como no experimento foi usado para calcular o empuxo foi colocado junto com algumas peças pequenas.
Figura 2. Béquer
Figura 3. Peças de madeira
Bloco de Madeira
Um bloco de madeira flutua em água doce com dois terços do seu volume submerso.
Figura 4. Bloco de madeira
Esfera de Borracha
Figura 5. Esfera de borracha
Semicilindro
Meio cilindro; metade de um cilindro, dividido por um plano que contenha seu eixo.
Figura 6. Semicilindro
Caixa de Vidro
Figura 7. Caixa de vidro
4. Procedimento
Para continuarmos com o trabalho, foram divididos grupos com quatro pessoas, onde cada grupo utilizou materiais diferentes e para assim obter os resultados.
Com o paquímetro medimos a profundidade do líquido, encontrando:
Hi= 0,0562 m